segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comentário sobre artigo do Moran

Ao pesquisar artigos sobre José Manuel Moran li o título "Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?" e então parei.... a pesquisa, encontrei o tema que me desperta atenção. Há tempos busco essa resposta.
Todo dia, ao preparar minhas aulas me questiono, será que vou "vencer" o conteúdo mínimo? Será que vou parar a aula para fazer uma dinâmica de grupo? Será que solicito a resolução de vários exercícios para fixar bem a matéria? Será que converso com os alunos sobre os fatos do mundo que os inquietam? E o conteúdo para o vestibular e o ENEM? E os pais, pois muitos ainda se preocupam com a quantidade de folhas utilizadas para ser uma boa aula.
Moran diz que conteúdo sem envolvimento com a vida é pouco significativo, o professor deve transcender a matéria que leciona , porém, devendo ser coerente na sua fala e nas suas atitudes. Moran ressalta a importância de apoiar, motivar o aluno, então ele, por si só vai atrás do conhecimento. A grande inclusão que deve acontecer na educação é a de afeto e a de valores, quando isso se der atingiremos a educação cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário